Autoestima Infantil - Cabelo Crespo e Negra



Quantas vezes ouvimos futuras mães dizerem: “Minha filha tem que nascer com cabelo bom”. Quantas mães que tem suas crianças com o cabelo crespo se rendem ao relaxamento para ter “menos trabalho” ao cuidar do cabelo delas... Minha mãe inclusive se rendeu e tive meus cabelos relaxados desde os 10 anos de idade. 

Autoestima Infantil

O problema é como a criança reage a isso, ela cresce ouvindo que seu cabelo é feio, que não é bom e que pra ficar bonito ele tem que ser liso e isso reflete muito na autoestima da criança, na escola ela é “zuada” por coleguinhas com apelidos, comparações e ofensas e não só pelo seu cabelo mas também pela sua cor de pele e infelizmente isso passa despercebido pelos educadores. A criança cresce e continua com a química muitas vezes não por gostar, mas porque ela cresceu ouvindo aquilo. Eu por exemplo, mesmo depois de mais velha continuei a usar química por achar que assim as pessoas me aceitariam e não por eu estar gostando e só depois de muito tempo eu abri os meus olhos e me encontrei, mas pra isso acontecer eu tive que passar por tudo isso.
 As mães de hoje precisam entender que tem sim como cuidar do cabelo de seus filhos sem ter trabalho, que existem produtos que facilitam no cuidado do cabelo crespo (não são muitos, é uma coisa que ainda tem muito o que melhorar) não é um bicho de sete cabeças, é ter paciência, carinho e amor e ajudar com que a criança também entenda que seu cabelo é lindo da forma que ele é, que sua cor de pele negra é linda e ajuda-la nesse processo de construção da sua identidade é muito importante.

Autoestima Infantil

Comentários

  1. Tenho uma menina crespinha de 3 aninhos, eu falo o quanto ela é linda toda horaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah que gracinha, isso é muito importante <3
    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Own Luana que ótimo abordar esse assunto ❤ Acredito que se todas as mamães de crespas e cacheadas se conscientizarem e ensinar os pequenos a amarem seus cabelos, sua cor de pele, mudaria completamente a auto estima da próxima geração! Amei o post.😘😘😘
    minhavidacontadaempoesia.com

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de post,por incrível que pareça ouvi isso de uma mãe essa semana que a filha dela tinha que nascer com o cabelo bom,fui aos nervos,com esse comentário pois agora só de raiva vou compartilhar esse post na linha de tempo dela,rsrs,parabéns pelo conteúdo ,beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, dá raiva mesmo.. Como a criança vai se sentir quanto a isso né? HAHAH Faz isso rs. Muito obrigada Bella!
      Seja muito bem vinda <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas